segunda-feira, 2 de março de 2015

COMO FAZER A DIFERENÇA

Por  Neide Gomes Barros



Acho o momento propício para declarar a admiração profunda por um dos profissionais que considero um gênio na arte de fotografar, na forma como segue suas motivações e crenças, ultrapassando seus próprios limites.

Seus projetos se desenvolvem nos lugares mais longínquos e improváveis, numa viajem que leva ao extremo do planeta Terra.

Presente em sua vida a superação, e a busca pelo entendimento de insuportáveis situações, daquelas que anteveem toda a graça e glória de uma grande realização, que só pode ser alcançada pela sensibilidade de capturar o que há de mais sublime nas questões humanas. Sim, estou falando de Sebastião Salgado, que por meio do inspirador documentário "O Sal da Terra", conta a sua trajetória além da fotografia, exaltando seu caráter humano e seu papel como defensor ambiental.

O Documentário foi dirigido por seu filho Juliano Salgado e pelo cineasta alemão Wim Wenders, o longa ganhou destaque após ser premiado no Festival de Berlim ano passado e foi indicado ao óscar 2015, porém, não foi escolhido. O que no meu raso conhecimento dos critérios estabelecidos pela Academia, não considerei justa.

Fica o legado e a materialização de uma grande obra.

     Apreciei a declaração do seu filho “O Sal da Terra” traz esperança ao mundo, compartilho com ele está afirmativa e acrescentaria, feliz daquele que encontra sua vocação e no seu trabalho a realização.

O que me faz refletir sobre a importância de transformar nossos projetos em algo significativo, nos impulsionando a encontrar sentido e principalmente vontade de fazer a diferença naquilo que nos propomos.

3 comentários:

  1. Uma bela reflexão, onde nos dias atuais se faz necessário! E sem dúvida, Sebastião Salgado é um grande exemplo, além de nos inspirar, com suas lindas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Josi Gomes Barros, principalmente pela sua capacidades de incentivar os outros a realizar.

      Excluir
  2. Buscar novos significados é um exercício diário... Fazer e dar o melhor de si nem sempre é fácil, mas quando descobrimos nossa vocação tudo se torna possível! Parabéns pelo blog!!! Trabalho sério com garantia de sucesso!!!

    ResponderExcluir

Redes

FacebookEmail